As Pitagóricas

Filósofa pitagórica. Rosto de mulher esculpido em pedra. Os olhos e a boca  estão apagados.

Março, mês das Pitagóricas

As atividades do projeto “Uma Filósofa por Mês” que estavam previstas para o mês de março – palestra, minicurso, atividades artísticas – foram suspensas devido aos acertados procedimentos de isolamento social. A quarentena nos obrigou a tomar aquelas que seriam as plataformas de divulgação como espaços alternativos de comunicação e foi este o contexto de confecção dos podcasts sobre as Pitagóricas, nossas primeiras filósofas do calendário. Seguiremos na mesma senda para os próximos meses, mas gostaríamos de fechar o mês das Pitagóricas com a disponibilização do material que produzimos até agora, e que continuaremos a produzir concomitantemente às pesquisas das outras filósofas. Os materiais estão listados na seguinte ordem:

1. Um e-book com as traduções dos textos das Pitagóricas, escrito por Janyne Sattler e Ilze Zirbel.

2. Uma lista com a bibliografia que encontramos a respeito das Pitagóricas e do entorno contextual greco-romano sobre mulheres na filosofia antiga. A lista foi organizada por Matheus Colares.

3. Um e-book com traduções parciais de comentadoras sobre as pitagóricas. As traduções foram realizadas por Janyne Sattler, Ilze Zirbel e Camila Kulkamp.

4. Uma tabela com as variações dos nomes das pitagóricas. A tabela foi criada por Camila Kulkamp.

5. Uma tabela com as citações dos nomes das Pitagóricas em fontes primárias e secundárias. A tabela foi criada por Camila Kulkamp.

*Última atualização das tabelas: 09/04/2020.

6. Três podcasts sobre nossas reflexões acerca das Pitagóricas, em que Ilze Zirbel e Janyne Sattler tentam compreender as fontes, o contexto e as temáticas pertinentes aos textos destas filósofas. A produção dos podcasts foi feita por Maurício Rasia Cossio.

7. Um texto escrito por Shayenne Alves sobre os rostos e as imagens que representam as filósofas.

8. Um texto escrito por Maurício Cossio sobre os silêncios que se criam em torno das mulheres e das filósofas.

9. Um texto escrito por Camila Kulkamp sobre as filósofas da antiguidade e o apagamento das mulheres na filosofia.

10. Um artigo escrito por Janyne Sattler sobre os textos e as cartas das pitagóricas, publicado no Dossiê Filósofas, Revista Ideação, e que resultou também em uma palestra no Colóquio Filósofas.

Acompanhe abaixo:

Lista com bibliografia sobre as pitagóricas

Uma lista com a bibliografia que encontramos a respeito das Pitagóricas e do entorno contextual greco-romano sobre mulheres na filosofia antiga. A lista foi organizada por Matheus Colares. Estas referências estarão constantemente abertas a novos dados bibliográficos e se você tem sugestões de inclusão, por favor escreva para: umafilosofapormes@gmail.com colocando como assunto ‘bibliografia’.

E-book com traduções de comentadoras sobre as pitagóricas

Um e-book com algumas traduções parciais de comentadoras sobre as Pitagóricas, cujas obras completas são devidamente referenciadas para acesso aos originais. Estas traduções foram feitas por Janyne Sattler, Ilze Zirbel e Camila Kulkamp. A edição do e-book foi realizada por Guilherme Ravazi.

Tabela com as variações dos nomes das pitagóricas

Uma tabela com as variações dos nomes das Pitagóricas tais como encontrados nos idiomas aos quais tivemos acesso: inglês, francês, espanhol. Esta tabela foi construída por Camila Kulkamp.

Tabela com citações dos nomes das pitagóricas em fontes primárias e secundárias

Uma tabela com as citações dos nomes das Pitagóricas em fontes primárias e secundárias que pode ser útil para aquelas que desejarem se debruçar sobre uma das filósofas em específico. Esta tabela foi construída por Camila Kulkamp. Também temos algumas das obras em pdf, e podemos compartilhá-las por e-mail. É só nos escrever também, colocando… Continuar lendo Tabela com citações dos nomes das pitagóricas em fontes primárias e secundárias

As pitagóricas

O projeto “Uma Filósofa por mês” criou três podcasts sobre as pitagóricas. Confira! 1. As Pitagóricas Parte 1 Neste episódio a Professora Doutora em Filosofia Ilze Zirbel e a também Professora Doutora em Filosofia Janyne Sattler conversam sobre as Pitagóricas, sobre a dificuldade em encontrarmos obras de referência sobre essas filósofas, sobre sua atuação e… Continuar lendo As pitagóricas

Que rosto uma filósofa tem?

por Shayenne Bruna Alves Quando estávamos discutindo a respeito da formação de uma espécie de acervo de imagens das filósofas, das quais nunca nos foi revelado seu rosto, sua identidade, seu pensamento, me coloquei no desafio de procurar por essas filósofas sem-face. Não demorou muito para perceber que, ao procurar no sr. Google por “pitagóricas”… Continuar lendo Que rosto uma filósofa tem?

Mulheres silenciadas

por Maurício Rasia Cossio No fim do ano passado fui convidado pela professora Janyne Sattler a participar das atividades do Grupo Germina, que atualmente está concentrado no seu projeto “Uma Filósofa por Mês”. A ideia é que, ao longo do ano, nos debrucemos sobre algumas dessas personagens do pensamento, passeando por todas as épocas filosóficas… Continuar lendo Mulheres silenciadas

As filósofas da antiguidade e o apagamento das mulheres na filosofia

por Camila Kulkamp Eu lembro bem quando assisti anos atrás na graduação em filosofia o filme Sócrates (1971), de Roberto Rossellini, e meus colegas de turma, a maioria homens, deram risinhos quando viram a esposa do filósofo, Xântipe, sendo arrancada aos gritos da cena da morte do seu marido. Xântipe foi uma mulher retratada como uma pessoa… Continuar lendo As filósofas da antiguidade e o apagamento das mulheres na filosofia

Palestra e artigo: Os textos e as cartas pedagógicas das pitagóricas

Compartilhamos com vocês um artigo escrito por Janyne Sattler sobre os textos e as cartas pedagógicas das pitagóricas. O texto foi publicado na Revista Ideação, Dossiê Filósofas, e resultou também em uma palestra no Colóquio Filósofas, junto com Gislene Vale e mediação de Carolina Araújo, disponível no canal do Youtube da Rede Brasileiras de Mulheres… Continuar lendo Palestra e artigo: Os textos e as cartas pedagógicas das pitagóricas