Hildegarda de Bingen

Ilustração por Shayenne Alves

Maio, mês de Hildegarda de Bingen

Neste mês preparamos alguns materiais sobre a filósofa medieval Hildegarda de Bingen:Uma sugestão de filme biográfico realizado pela cineasta alemã Margarethe von Trotta (Vision – Aus dem Leben der Hildegard von Bingen; ou, em inglês: Vision – From the Life of Hildegard von Bingen); a tradução de sua principal obra – o Scivias – para o português, realizada a partir de uma edição em inglês, pela Editora Paulus; e de músicas compostas pela filósofa.

1. Uma tradução do quarto capítulo, Egg of The Universe, do livro Illuminations of Hildegard of Bingen (New York: Bear & Company, 2003) do autor Matthew Fox. A tradução foi elaborada por Guilherme Ravazi e revisada por Janyne Sattler.

2. Uma lista das obras de Hildegarda de Bingen apontando tanto os manuscritos como versões modernas das mesmas, além de uma descrição de seu conteúdo. A lista também está disponível em e-book. Além disso, disponibilizamos aqui uma bibliografia geral sobre a filósofa.

4. Temos também um texto de autoria de Ingrid Meurer que traz uma breve introdução da vida da filósofa.

5. Podcast com base no texto produzido por Ingrid Meurer contando um pouco sobre a vida de Hildegarda de Bingen. A produção do podcast foi feita por Maurício Cossio.

6. Documento com uma explicação geral sobre a Língua Ignota e com tradução dos vocábulos criados por Hildegarda de Bingen. Autoria e tradução realizada por Ilze Zirbel.

7. Podcast sobre a Língua Ignota de Hildegarda de Bingen, com a participação de Ilze Zirbel, Matheus Colares e Vinícius Arion. A produção do podcast foi feita por Maurício Cossio.

8. Vídeo sobre as imagens de Hildegarda de Bingen com comentário de Guilherme Ravazi. A montagem do vídeo foi feita por Maurício Cossio e a abertura por Murilo Zocatelli.

9. Uma postagem super interessante sobre a música de Hildegarda de Bingen, com podcast, ensaio e tradução de artigo com a autoria de Camila Durães e Maurício Cossio.

10. Uma live no canal da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas sobre a filósofa Hildegarda de Bingen, realizada com curadoria de Janyne Sattler, e participação de Ilze Zirbel, Camila Kulkamp e Ingrid Meurer.

11. Uma transcrição do podcast sobre a lingua ignota de Hildegarda de Bingen, realizada por Matheus Colares.

12. Um texto sobre as cinebiografias dirigidas pela cineasta Margarethe von Trotta, e que abarca o filme acerca da vida de Hildegarda de Bingen. O texto foi escrito por Camila Kulkamp e a ilustração criada por Shayenne Alves.

Confira!

Hildegarda, livro, filme e música

Hildegarda de Bingen (1098-1179), esta filósofa medieval de impressionantes qualidades interdisciplinares é bastante conhecida dos ambientes de discussão feminista, mas pouco estudada na filosofia. Temos apenas uma tradução de sua principal obra – o Scivias – para o português, realizada a partir de uma edição em inglês, pela Editora Paulus, mas inúmeros outros textos e estudos que… Continuar lendo Hildegarda, livro, filme e música

As Obras de Hildegarda de Bingen

Apresentamos aqui uma bibliografia comentada de Hildegarda de Bingen. A listagem das edições modernas não é exaustiva e está aberta à complementação posterior, já que se contempla aqui apenas alguns idiomas para os quais as obras foram traduzidas e a pesquisa bibliográfica permanece sempre em construção. Publicamos também uma bibliografia geral sobre a filósofa. 1.… Continuar lendo As Obras de Hildegarda de Bingen

Hildegarda de Bingen, uma breve introdução

por Ingrid Meurer Quem é Hildegarda de Bingen? Hildegarda de Bingen[1] (1098-1179) é uma filósofa, monja beneditina e escritora, conhecida entre os católicos como Santa Hildegarda. Possivelmente, é assim como muitos e muitas a conhecem. Hildegarda foi canonizada oito séculos após seu falecimento. Ela viveu uma vida religiosa desde muito cedo. Aos oito anos de… Continuar lendo Hildegarda de Bingen, uma breve introdução

Hildegarda de Bingen

Neste episódio, a doutoranda em Filosofia pela UFSC, Ingrid Meurer nos apresenta à filósofa, monja beneditina e escritora, Hildegarda de Bingen.

A Língua Ignota

Dando seguimento aos estudos sobre Hildegarda de Bingen, disponibilizamos no documento abaixo uma explicação geral sobre a Língua Ignota, que em latim significa “idioma desconhecido”. Trata-se de uma língua criada pela filósofa Hildegarda de Bingen. No texto também há uma tradução dos vocábulos. A autoria do texto e tradução dos vocábulos foi realizada por Ilze… Continuar lendo A Língua Ignota

Imagens de Hildegarda de Bingen

Confira o nosso vídeo em que Guilherme Ravazi faz um comentário sobre as imagens idealizadas por Hildegarda de Bingen para compor a obra Scivias (Scito Vias Domini) – Conhece os caminhos do Senhor. O vídeo foi montado por Maurício Cossio e as vinhetas foram produzidas por Murillo Zocatelli.

A música de Hildegarda de Bingen

Para começar nossa viagem pelo mundo musical da Hildegarda de Bingen, propomos que você faça a audição do drama litúrgico Ordo Virtutum, na interpretação do Ars Choralis Coeln, com a solista Maria Jonas. Agora convidamos as/os visitantes a ouvirem o podcast feito por Camila Durães e Maurício Cossio sobre a música de Hildegarda de Bingen. Para… Continuar lendo A música de Hildegarda de Bingen

Transcrição do podcast: A Língua Ignota de Hildegarda de Bingen

Esta transcrição foi realizada por Matheus Colares. Introdução Este texto foi originalmente concebido como um podcast para o projeto “Uma filósofa por mês”. Com o objetivo de torná-lo acessível à comunidade surda, ele foi transformado em texto. A parte inicial apresenta, em traços bastante gerais, a Lingua Ignota desenvolvida por Hildegarda de Bingen no século… Continuar lendo Transcrição do podcast: A Língua Ignota de Hildegarda de Bingen

Três Filósofas no Cinema

*Texto disponível em PFD. por Camila Kulkamp[1] Nenhum(a) cineasta no mundo apresenta na sua produção cinematográfica três filmes sobre a vida de filósofas. Essa afirmação seria verdadeira, não fosse a exceção, a diretora alemã Margarethe von Trotta (1942), que escreveu e dirigiu o roteiro das cinebiografias: Rosa Luxemburgo (1986), Visão — Sobre a Vida de Hildegarda von… Continuar lendo Três Filósofas no Cinema