Sem categoria

Junho é o mês de Christine de Pizan

Christine de Pizan – Veneza em 11 de setembro de 1364 – Poissy c.1430

Junho é o mês de Christine de Pizan.

Embora ainda estejamos trabalhando com informações relativas à Hildegarda Bingen, estamos também começando a coletar materiais sobre Christine de Pizan para disponibilizar por aqui.

Esta filósofa medieval, uma das primeiras mulheres a viver de sua pena, é amplamente conhecida pelas feministas, mas escassamente trabalhada no campo disciplinar da filosofia. Imerecidamente, já que suas obras desenvolvem rica argumentação filosófica, política, utópica e educacional. Uma de suas principais obras, A Cidade das Damas, constitui uma impressionante coleção argumentativa em prol da autonomia e independência racional, cognitiva, moral e política das mulheres.

Apesar de estar presente em muitos debates feministas, literários e culturais, Pizan ainda não está extensivamente traduzida no Brasil.

Contudo, devemos a Luciana Eleonora de Freitas Calado o estudo e tradução do Livro da Cidade das Damas, tese disponível no repositório da UFPE:

Um primeiro vislumbre de sua vida e de sua obra pode ser visto no verbete escrito pela professora da UFRGS, Ana Rieger Schmidt, para o blog Mulheres na Filosofia:

www.blogs.unicamp.br/mulheresnafilosofia/cristina-de-pizan

 Temos ali, também, uma listagem das edições em francês médio e moderno e algumas traduções para outros idiomas.

Na sequência de nossos trabalhos, traremos informações sobre suas obras, bibliografia e referências para estudo, imagens e iluminuras de Pizan, como esta que ilustra esta postagem, uma discussão sobre os aspectos utópicos da Cidade das Damas, um cruzamento com literatura e ficção científica!, e uma reflexão sobre educação e política como o legado de Pizan às nossas construções feministas contemporâneas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s